sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Por que não consigo gostar dos Beatles ?

Ontem um velho amigo , se ofereceu à  me emprestar um disco dos Beatles . Como normalmente gosto de trocar figurinhas musicais , não hesitei em aceitar o material do mancebo.

Logicamente , todos nós conhecemos a história desta lendária banda de rock in roll dos anos 60 . É conhecida mundialmente e detentora de grandes marcas de vendas de discos por todo o mundo . Sem contar os inúmeros hits já emplacados .

É sem dúvida uma obra prima . Mas é claro . Tem o seu por quê . Afinal , foram eles , que após o grande sucesso de Elvis Presley , deram nova cara ao rock in roll . (Que alguns fazem questão de chamar de rock progressista).


Pois bem .O fato , é que diante de todo esse release positivo dos garotos britânicos , eu nunca soube muito bem como ouvir The Beatles .

Ouço , troco as faixas , ensaio algum inglês , repito os refrões marcantes e dançantes , vejo as fotos ......e .....continuo sem conseguir admirar sua música .

Não adianta .Está dentro de mim . Sempre que gosto de uma música ou banda consigo sentir arrepios e um prazer fora do comum , mas com os The Beatles nunca consegui ter esta sensação .

Isso me faz pensar que nosso inconsciente musical está vivo , e que também dependemos dele para aprovar ou deixar de aprovar uma canção . Mas também me pergunto ; Será que o fato de não ter vivido àquela época também pode está relacionado ao gosto musical ?

Talvez meu problema seja esse . Não saber como ouvir . Começo a me convencer de que para ouvir e apreciar The Beatles , é preciso viajar no tempo e entender aquele momento e , o que a música desses garotos estava representando no âmbito social e cultural da década de 1960. E quais os benefícios que a pioneira trajetória desse grupo de Liverpool , deixou para a geração atual ?!

Então , quem sabe se depois de achar algumas dessas respostas eu não tenha uma nova ótica para essa extraordinária banda de rock e acabe de vez com esse antagonismo de opiniões ?

Que John Lennon e George Harrison me perdoem por esta gafe.

( Não deixe de aproveitar o final de semana com sua família )



Nenhum comentário:

Postar um comentário