terça-feira, 5 de outubro de 2010

A tendência é passageira

No post de hoje , quero falar sobre o atual panorama no rock no Brasil e de como isso pode influenciar as pessoas de certa forma .

Vocês devem ter percebido , a grande guinada que o rock brasileiro sofreu nesta última década .Principalmente após o ano de 2005 .

Como tudo que é fabricado lá fora e que depois acaba ganhando mercado no Brasil , a música também não fica fora dessa .

O atual rock americano , pós Green Day , Blink182 , foi transportado para nossas versões nacionais e rapidamente virou febre entre a garotada . Com isso , as melodias e os formatos das composições também mudaram , além de trazer um visual inusitado !

A grande questão , é que esse conjunto de novas tendências , alterou consideravelmente a rotina do rock brasileiro . Principalmente para as bandas dos anos 80 , que sentiram uma distância ainda maior do público adolescente . 

Todos da ´velha-guarda` sentiram .Até as bandas mais recentes como Jota , Skank entre outras ...

As pessoas sempre me perguntam sobre o que eu acho do atual cenário .Como não gosto de ficar em cima do muro , não vejo problema algum em falar sobre o assunto .

Posso dizer que o Alternativa Z segue um caminho oposto à essa atual tendência . Não porque sou contra ou tenho algum preconceito , mas , cresci ouvindo rock idealizador ...

E no meu ponto de vista , sobre este novo estilo EMO-CORE , sinto falta de um conteúdo em sua forma escrita . Mas não acho que eles estejam fazendo algo de errado .

De forma geral , eu acredito que o rock brasileiro mudou muito com a evolução tecnológica . Isso sim eu considero um fator chave .

Hoje os músicos não só precisam se preocupar em produzir , compor , gravar ...como precisam dedicar boa parte do tempo a internet . Os livros foram substituídos pela TV nos anos 50 . E a TV já foi substituída pela internet . São inúmeros os aplicativos que se usam para se manter conectado em tempo real com o mundo . (Twitter , Orkut , Facebook , msn e outros genéricos ...)

O que eu quero dizer com tudo isso , é que hoje , o artista tem muito menos tempo para usar a mente a favor de uma boa obra , seja ela musical , literal ou teatral .
Até considero que na música , isso tenha mais efeitos negativos do que em outras formas de arte .

Por si só , o rock é um estilo juvenil . E foi pelos jovens que o rock cresceu por todo o mundo , visto por muitos como uma forma de protesto .

No entanto , hoje não existe um ideal à ser buscar (pelo menos no Brasil).Não existe outro assunto a não ser a rede mundial de internet . Quase 100% dos jovens de classe média não trocam um bom livro ou um jornal por algumas twittadas ! E por incrível que pareça , isso influência no crescimento do país . Pois pessoas mal informadas , não são capazes de compreender o seu país politicamente e , consequentemente não têem interesse em questões sociais e culturais . Ou seja , o país fica entregue nas mãos de políticos corruptos e a sociedade não consegue se impor e mudar a rota da situação . Ufa ! Acho que ando um pouco revolucionário demais ..rsrs

Mas voltando à falar de música (rock) , eles estão aí ; NXO , Cine , Restart ...todos aproveitando o seu momento honestamente . Tem gente que gosta , tem gente que não . Mas tem gente também que não gosta da música do Alternativa Z . Então sinceramente , acho que isso não deveria ser visto como um problema e sim , como uma solução .

Poder escolher o que ouvir e o que assistir já é uma grande vitória !

Boa noite .

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=xi5BDwPIAjk
    Não sei se Rodrigo te mostrou esse video, mas é a forma mais bem humorada de mostrar o que são essas bandas da atualidade. Mas vale dizer que NXZero comparado à Cine e Restart merece prêmio de banda do século...

    ResponderExcluir
  2. Video muito engraçado !! Mas estão fazendo muito sucesso ...acho que vou encomendar minhas roupas coloridas também ..kkk

    ResponderExcluir