quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Entrei de gaiato no navio....ow !

Belo Horizonte ,15 de Abril de 1999 . Naquele ano , acontecia o primeiro festival de música do colégio Marconi . (onde cursei o colegial)

Também ocorria ali , o meu primeiro contato com o público e diga-se de passagem , com a música .

Quando criança , recordo de sempre cantar em frente ao espelho usando as escovas de cabelo da minha mãe como microfone . Era algo realmente quimérico.Mas nunca imaginava seguir uma carreira musical , ou muito menos cantar .

Acredito com veemência , que quando nascemos ,nossos destinos já estejam traçados e ocultados. Faço esta afirmação , pois entrei na música como aquele cara que entra de ´´gaiato no navio`` e depois esquece de sair .

Voltando ao começo ....

Neste mesmo ano de 1999 , minha amiga de classe Nívia , já instrumentista e também com alguma prática em recitais musicais , me fez um convite para formamos um trio afim de nos apresentarmos no festival de música que citei acima .

O trio seria composto por ; Nívia Almeida no violão acústico , Diogo Freire na guitarra (que também já assegurava certa experiência) , e eu na .............................................e eu ???

Como eu poderia fazer parte de um grupo musical se nunca havia cantado ou tocado qualquer instrumento antes ?

Logo esse questionamento não me foi respondido e sim , vivido em carne e osso ! Fui um amador consciente , mas sem conhecimento no que aquilo poderia implicar .

Na primeira hipótese , pensaram que eu combinaria muito bem tocando um contra-baixo.Mas acharam o instrumento avançado demais para um iniciante .Depois , veio a segunda opção . Bateria poderia ser uma boa,já que não me exigiria conhecimentos complexos de musicalidade..., doce engano . E a tese da bateria caiu pelo buraco de forma célere..rsrs

Por fim , Nívia e Diogo tiveram a brilhante idéia ! E no tão esperado dia da apresentação , o garoto tímido e de óculos , estava em frente a uma platéia , tremendo e segurando um microfone com seu pedestal , sem conseguir olhar no rosto das pessoas.

Tal qual foi a minha cara de pau e a ingenuidade em subir naquele palco , que para piorar a situação e me sentir-se um pouco mais nervoso , no momento da nossa apresentação , ocorreu subitamente um pico de energia e a luz de todo o ginásio veio a se apagar .

Depois de certo tempo , finalmente a produção conseguiu fazer com que a luz retornasse e eu estava novamente no cerne das atenções .Não tinha para onde fugir . Os jurados estavam apostos e perceberam a minha inexperiência.Via em seus olhos que estavam alucinados em me rebaixar direto para a terceira divisão. Mas apesar da luz já ter voltado para todos , para mim , o prélio na escuridão continuava .E permaneceu assim até ao final da nossa apresentação .

Houve aplausos tímidos de parte da platéia , e a tibieza da nossa performance se confirmara no resultado final. - 12º Lugar .

Era a minha primeira vez , não tinha objetivos musicais , não tinha obrigação contratual, não tinha se quer a noção do que eu estava fazendo ali , mas tinha acabado de experimentar uma sensação nova . Àquele famoso nervosismo e frio na barriga antes de subir no palco tinha acabado de me encontrar .E por ironia do destino , havia me apaixonado pela vencedora deste mesmo festival . O que acabou me empurrando ainda mais para este novo mundo .

À cada apresentação que continuava fazendo na adolescência do colégio, o frio na barriga retornava e eu aprendia à consumir aquilo como um martírio bom .Hoje ainda presente . Mas depois de tanto tempo , já consigo controlar com destreza e um pouco de malandragem.

Bom , o que eu quis dizer com o post de hoje , e até usei a minha própria história como exemplo , é que não adianta fugirmos daquilo que foi preparado para cada um de nós . Você pode rodar , rodar , e rodar , mas no final , chegará ao mesmo lugar .

Claro , eu poderia não ter virado um cantor se não fosse a iniciativa de dois velhos amigos . Mas o destino quis assim e tudo foi se encaixando . E eu resolvi aproveitá-lo e descobrir que a música me completa de forma inexplicável .

Então , para fechar este assunto deixo uma dica ;

Descubra seu dom , e aproveite-o .

Nenhum comentário:

Postar um comentário