sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Voltando para casa ouvindo Maysa

´´ Todos acham... que eu falo demais .....`` Quem não se recorda deste bordão tão tocado na abertura da minissérie que contou a vida desta bela mulher ?

Nascida em 1936 na capital paulista e falecida de forma trágica em 1977 no Rio, Maysa ainda desperta muitas paixões em milhares de pessoas.Inclusive a minha .

É claro que a minissérie ministrada por seu filho (Jayme Monjardim) , trouxe à tona toda a instabilidade emocional desta grande artista , bem como seus inúmeros escândalos . Mas foi através da novela , que muitos de nós , nascidos após 1980 , tivemos a oportunidade de conhecer a fundo a vida de uma das mais belas cantoras e intérpretes do Brasil.


Voltar para casa ouvindo Maysa é como namorá-la.Não é somente por suas canções sofridas e sua voz triste de contralto que me fazem ficar anestesiado , mas sim , pelo contexto de toda sua vida vivida intensamente.

Gosto de estar só para ouvi-la , de preferência à noite , ouvindo no som do carro toda aquela sensação boêmia de suas excursões em casas noturnas de São Paulo , Rio , América Latina  etc ...

Muitas pessoas entendem que a música boêmia é sinônimo de envelhecimento e que já faz parte de um passado distante . Mas não vejo assim .

A cada dia que passa , me convenço ainda mais que a boa música brasileira era feita no passado . Quem pode dizer algo de ; Noel Rosa ,Wanderley Cardoso , Roberto Muller  , Roberto Carlos , Nara Leão , Caetano Velloso , Cazuza , Renato Russo , e tantos outros que a poeira do tempo está apagando ?

Por isso , Maysa também deixou um legado para a música brasileira , e que nos cabe repassar e ensinar aos nossos filhos o que de melhor existiu em nossa cultura .

Sem me estender , deixo aqui os nomes das minhas canções predilectas que envolvem a obra de Maysa . Se algum de vocês se interessarem , não ouçam com pressa ou apenas por ouvir . A música boêmia não é música de mercado e sim , acompanha um bom vinho e se possível uma longa noite de amor .    

Ouça http://www.youtube.com/watch?v=zdI-nB18QIw
Adeus http://www.youtube.com/watch?v=RCrh9KNylzs
Meu mundo caiu http://www.youtube.com/watch?v=BgkEb_EHaP0
O barquinho http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s
Hino do amor http://www.youtube.com/watch?v=rKdT5L9f0nI

Ouvir Maysa beira à magia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário